Dicas de maquiagem

dicas de maquiagem

Antes da maquiagem

Antes de dar início à maquiagem, e para se conseguir um resultado perfeito, é muito importante que a pele esteja limpa , hidratada e protegida por filtro solar, caso a maquiagem seja para o dia, sempre de acordo com o seu tipo de pele (seca, mista , oleosa, acnéica) . A limpeza fará a remoção das impurezas e a hidratação fará com que a pela se mantenha hidratada.

Depois da hidratação, você pode optar pela aplicação do primer, que tem a função de deixar a pele preparada para receber a maquiagem. Seus principais benefícios são uniformização da pele, redução da oleosidade, fechamento dos poros. Isso tudo permite uma melhor fixação, garantindo uma maquiagem por um período maior de tempo. O produto pode ser aplicado no rosto com a ponta dos dedos, como se estivesse passando hidratante. Evite aplicar em excesso, depois de aplicado, aguarde alguns minutos até secar, antes de dar início à maquiagem.



Aplicação da maquiagem

Base

A aplicação da maquiagem começa pela base. Cada marca de maquiagem no mercado possui seu próprio conjunto de cores e tons. É muito importante que vc saiba escolher o seu tom para um resultado natural.. Para isso é importante realizar um teste, aplicando uma pequena quantidade de base no próprio rosto (pode ser no queixo, bochecha, menos na mão). A base deve sumir na pele, ou seja, ficar o mais próximo possível do seu tom. Prefiram as bases mais leves de cobertura translúcida, leve ou média, pois são mais fáceis de serem aplicadas. Devem ser apliacadas com pincel ou esponja.


Corretivos

Devem ser do mesmo tom da pele ou levemente mais claras. Caso as olheiras sejam muito marcantes, muitas vezes temos que utilizar os camufladores coloridos para neutralização das cores, mas sempre com muito cuidado. Olheiras marcantes e profundas nunca devem ser corrigidas em 100%, pois ao invés de camuflarmos podemos realçá-las, o que ficará muito pior.


Pó facial

A função do pó é selar a base, melhorar a cobertura e tirar o brilho da pele. Pode ser aplicado com esponja (efeito mais pesado) e com pincel (efeito mais natural).


Sombra

A sombra pode ser utilizada tanto de dia quanto de noite, prefira tons mais claros e opacos para o dia e mais escuros e metalizados para a noite. Dê preferência para as sombras compactas, pois as cremosas podem se acumular sobre as pálpebras.


Lápis para sobrancelhas

Ajudam a definir o formato e a corrigir falhas nas sobrancelhas. O tom utilizado deve ser o mesmo do tom dos pelos.


Lápis para olhos

O lápis deve ser passado com cuidado e sem exageros. Pode ser aplicado na linha dos cílios inferiores e superiores dos cílios e para um efeito mais moderno pode ser esfumado com pincel ou aplicador de látex.


Delineador

O delineador deve ser aplicado depois da aplicação da sombra, junto à raíz dos cílios. Deve ser aplicado com um pincel adequado.


Máscara para cílios (Rímel)

O segredo na aplicação do rímel é o modo de aplicação, sempre da raiz dos cílios para fora e no mínimo de 3 a 4 camadas. Pincéis com cerdas curtas e de plástico, com formato de pente, são indicados para alongar os cílios, pois carregam menos máscara permitindo resultados mais definidos. Para um efeito de volume, os pincéis mais cheios, com formato de escova, são melhores, pois carregam mais produto. Se por acaso você se borrar é só limpar com cotonete seco. O produto deve ser guardado sempre muito bem fechado, pois resseca com facilidade.


Blush

O blush deve ser aplicado apenas nas maçãs do rosto, em pequena quantidade, em movimento leve de vai-e-vem. Se houver excessos, As marcações ou excesso podem ser amenizados esfumando a região com o pincel de pó.


Batom

O batom pode ser aplicado com contorno labial ou não. Se for um lábio novo com contorno definido dispensamos o contorno, caso contrário, se for um lábio fino ou sem muita definição o contorno é bem vindo. Em lábios maduros devemos evitar batom hidratante e gloss, pois podem escorrer entre as linhas que contornam os lábios.


Após a maquiagem

Para manter a pele saudável, é essencial remover a maquiagem no final do dia. O ideal é utilizar um bom demaquilante, produto específico para remoção de maquiagem e após realizar sua rotina de cuidados, sempre levando em consideração seu tipo de pele.


Copyright 2011 - Curso de maquiagem.